top of page
  • Foto do escritorVocê na Sua Melhor Forma

A Verdade sobre as Calorias



Elas têm má reputação, mas seu corpo precisa delas, uma vez que a maioria é utilizada em funções básicas, como respirar, andar, falar, etc. Porém, nossa preocupação é com o excedente de calorias que acostumamos a ingerir, e que ficará armazenado em nosso organismo, na forma de depósitos de gordura(se não for utilizado). Muito importante, também, é a qualidade dessas calorias : as calorias de um abacate são muito melhores que as do açúcar, por exemplo. As chamadas calorias vazias têm valor energético, mas são pobres em nutrientes.


O número de calorias que você precisaria cortar de sua alimentação, para reduzir esse excedente armazenado, depende de vários fatores, incluindo sua idade, seu gênero e o seu estilo de vida.


E o principal: uma dieta muito baixa em calorias desacelera o metabolismo. É correto dizer que você precisa ingerir menos calorias do que queima, se quer perder peso. Mas tenha o cuidado de não reduzir demais, ou seu corpo vai entender que o fornecimento de nutrição está baixo, e vai poupar calorias. O melhor caminho é fazer isso com ajuda de um profissional qualificado, para evitar prejuízos à saúde.


Dr. João Carlos Caruso Silveira - CRM 64.084


Você na Sua Melhor Forma

Portal 100% Informativo

bottom of page